SAIBA MAIS SOBRE A RAÇA PINSCHER MINIATURA
Pinscher Miniatura
O pequeno notável Pinscher Miniatura é muito famoso no Brasil. Conhecido pelo seu carisma, apego e lealdade ao seu dono, o cão conquista uma legião de fãns por todo lugar. Mas não se engane! apesar do tamanho, ele é o menor cão de guarda segundo os padrões FCI (Federação Internacional de Cinofilia) e desempenha muito bem o seu papel. Conheça um pouco mais o Pinscher Miniatura!
Nome Original: Zwergpinscher
Outros Nomes: Pinscher, Pinscher Miniatura
País de Origem: Alemanha
Padrão da Raça:
Padrão FCI Grupo 2 - Pinscher e Schnauzer, Molossóides, Boiadeiros e Montamheses Suíços e raças assemelhadas. Sessão 1
Porte: Pequeno
Tamanho:
Na cernelha 25 cm a 30 cm
Temperamento: Ousado, curioso, apegado, ativo e corajoso
Peso: 2 kg a 4 kg
Cor e Pêlo: Várias, desde o castanho ao vermelho cervo
Tempo de Vida: 14 a 16 anos em média
Outras Informações: Ágil, valente e companheiro. Classificado como menor cão de guarda segundo a FCI. É considerado um cão de luxo, muito comum no Brasil.
O Pinscher Miniatura é uma raça de cão de porte pequeno, esbelta, com pelagem curta e densa. As cores são sólidas em várias tonalidades de marrom, e preto com marcas marrons bem nítidas nas maçãs do rosto, focinho, acima dos olhos, no queixo e garganta, nos dois lados do antepeito, metatarso, pernas dianteiras, patas, face interna das pernas traseiras e na região anal.
Segundo relatos históricos, a raça nasceu do cruzamento entre o Dachshund e o Greyhound Italiano. Existem também afirmações que o cão foi originado do acasalamento controlado entre o extindo Pinscher Standart e o Dobermann, ao qual o Pinscher é muito confundido, mas já provado que a raça não tem relação alguma com o Dobermann, apesar das semelhanças. O Pinscher Miniatura foi reconhecido oficialmente em 1879.
Características
Morfologicamente, são cães semelhantes ao Dobermann, mas não sendo uma miniatura desta raça, como muitos pensam. O Pinscher tem somente um padrão de tamanho definido oficialmente que é de 25 a 30 cm de altura, da cernelha ao chão. Quando ele ultrapassa 30 cm de altura, ou quando não atinge 25 cm, está fora dos padrões, o que pode desclassificá-lo para competições. A cabeça do pinscher também é menos alongada e as orelhas são proporcionalmente maiores. Apresenta pêlos curtos em tons que variam do castanho ao vermelho veado, e preto com marcação marrom nítida na face, patas, antepeito e abaixo da cauda. Com pelagem naturalmente brilhante, o Pinscher Miniatura não requer cuidados especiais. Devido ao seu tamanho redurizo, é ideal para locais onde não há espaço, o que o torna muito comum em apartamentos. É a menor raça de guarda classificada pela Federação Cinológica Internacional. Também é comum os acasalamentos com Chihuahuas. Em exposição, ele desfila ao lado de Dobermanns, Rottweilers, Boxes, etc.
Alguns criadores optam por cortar parte das orelhas e o rabo desses cães ainda filhotes, prática cada vez mais condenada em todo o mundo, exceto Estados Unidos. A cirurgia estética em cães já é proibida em alguns países. Em boas condições de criação, são bastante longevos, não raro ultrapassando os 15 anos de vida. As crias usualmente variam de 3 a 6 filhotes.
Temperamento
Apesar do tamanho, é muito corajoso e extremamente valente. Defende seu território a qualquer custo. Ousado, tende a perseguir outros cães que se aproximem independente de raça e tamanho. Desconfiado com estranhos, sem socialização pode desenvolver comportamento agressivo. Quando bem cuidado, o Pinscher Miniatura torna-se um ótimo companheiro. Leal, carinhoso e obediente, a raça é uma das mais inteligentes.
Muito ativo, gosta de gastar suas energias com brincadeiras. É um cão barulhento, gosta de latir tanto para brincar, quanto para defender seu território. Por ser um cão de guarda, não é recomendado para quem quer paz, um cão com temperamento tranquilo ou vizinhos impacientes.
É necessário o cuidado na convivência com crianças, pelo tamanho reduzido do animal, acidentes podendo acontecer pelo contato brusco ou brincadeiras não supervisionadas. Os Pinschers precisam ser acostumados com outros cães para evitar brigas, pois não obstante o tamanho reduzido e a pouca força física, poderão atacar animais muito maiores.
Saúde
Têm tendência a obesidade, precisando de alimentação balanceada e controlada. Outra fragilidade é a propensão a acidentes pela ousadia combinada ao tamanho reduzido, devendo ser tomado cuidado com quedas. De maneira geral a raça é dotada de uma boa saúde e inteligência notável.
Pode ocorrer dentição dupla, problema comum em raças pequenas, é bastante incidente no Pinscher. É causada pelo ma formação da dentição, fazendo com que os dentes de leite não caiam, sendo necessário um tratamento veterinário para remoção manual dos dentes. A raça tambem é propensa a ataques epiléticos. Neste caso, somente com o uso de medicamentos será possivel controlar a doença.
Também existem muitos casos de luxação de patela. Ocorre quando a patéla é deslocada, podendo ser congênito ou traumático. Esse deslocamento só pode ser corrigido com cirurgia na articulação ou com descanso absoluto, dependendo da gravidade do caso. A sarna demodécica tambem é comum. É causada pelo ácaro Demodex canis. Não tem cura, mas pode ser tratada.